
Esse fim de semana estive no V Congresso Nacional de Jovens da INSEJEC, o Projeto Joel 2. Foi maravilhoso, um renovo em minha vida.
Pedi a Deus que não houvesse apenas emocionalismo em mim, mas sim uma mudança genuína e completa. Para ser sincera, não cai em prantos dessa vez. Mas o que houve em meu coração foi muito maior.
As vezes, permitimos que a Palavra de Deus toque apenas em nossas emoções, não possibilitando que ela encontre nossa consciência. Assim, ouvimos, choramos, nos arrependemos e voltamos a pecar. E assim ciclicamente.
Mas quando realmente ouvimos e deixamos a Palavra entrar em nossa mente, as vezes não há necessidade de derramar lágrimas. Na palavra diz que:
"O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. "
Jeremias 17:9-10
Deus diz que sonda os nossos corações, mas também examina nossa mente. Pois o coração é instável. Não tem como avaliar nossas atitudes apenas por aquilo que está em nosso coração, pois o coração engana. O sentimento passa, mas a consciência fica.
É maravilhoso podermos quebrantar nossos corações e derramar lágrimas na presença e Deus, mas é fundamental que nossas mentes estejam totalmente abertas a Palavra. Pois Paulo disse que:
"Nós, porém, temos a mente de Cristo."
1 Corintios 2:16b
Por isso, nossa mente deve estar conectada a Ele, e não apenas o nosso coração, para que assim sejamos verdadeiramente transformados.