18 novembro 2012

Lágrimas do Sol

Boa tarde, navegantes!
Ótimo dia para pegar uma praia, não é? Quem dera se eu morasse ao menos perto de uma... rs
Refletindo sobre o conflito emocional que estão enfrentando (e superando), cheguei a conclusão de que realmente não sou nada, que sou fraca e falha.
Ao ler tal afirmação, muitos ficariam indignados e talvez me diriam "Claro que não, você tem muito potencial, você não é fraca". Mas sinto informar a todos, mas sei que sou.
Conversando com a minha prima, comecei a compartilhar com ela um pouco sobre meu tumultuado passado. E foi assim, olhando para trás, que pude perceber o quão fraca sou. 
"Mas olhando para trás, você pode ver como você melhorou, como você cresceu como indivíduo". Será mesmo?
Acredito que nós crescemos a cada dia sim, pois faz parte do desenvolvimento. 
Mas nós não estamos preparados para enfrentar tudo. Sabemos de nossas fraquezas.
Talvez hoje, seu problema seja se manter num emprego, pois não consegue se manter submisso. Talvez seja na suas relações interpessoais, pois não gosta de dar o braço a torcer.
Ou talvez seja nas suas emoções, que, assim como eu, seja muito sensível a palavras e atitudes que magoam.
Nós amadurecemos, mas existe sempre um ponto fraco. E, muitas vezes, esse nosso ponto fraco pode nos arrastar por toda a vida!
Olhando para mim, com olhos humanos, posso afirmar que o que estou enfrentando mexe diretamente no meu ponto fraco. E realmente, não sei resolver isso, posso sentir minha fraqueza.
"E o que te mantem no jogo, se você já sabe que vai perder essa?". É ai que está a chave.
Eu não vou perder, nem fracassar. Não estou nessa sozinha.
Eu jogo num time e, no meu time, tenho meu defensor. Ele que pega na minha mão, que me abraça e diz "Esse ponto fraco não é nada para nós, afinal estamos juntos nessa".
Em vez de olhar para a magnitude do meu conflito, eu olho para o lado e vejo quem "tá correndo do meu lado", como dizem.
Hoje posso dizer com todas as letras que, o que me faz sorrir em meio de tudo o que estou passando é o amor e o apoio do Espírito Santo.
Não sou nada sem Ele. Hoje sou forte, pois Ele habita em mim. 

"Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”" 
Josué 1:9

27 outubro 2012

E Deus limpará de seus olhos toda a lagrima...


Boa tarde amigos,
Meu deus, esse lugar está cheio de teias de aranhas! rsrs
Não posso descrever o quanto senti falta de vir me esconder aqui, no meu cantinho...
Mas aconteceu taaaanta coisa! Não daria nem para escrever tudo...
Gostaria de compartilhar uma dor, uma dor na alma. Esperem, não corram! rs Jamais desejaria isso a alguém, apenas quero expressar o que isso significou pra mim.
Há momentos na vida em que vivemos ingenuamente diante de certas situações e pessoas. Mas, quando o véu da inocência cai, nossos pobres olhos contemplam uma imensidão obscura, cruel. A alma chora, se parte ao meio.
Freud falava dos mecanismos de defesa do ego, e acredito que, nessas ocasiões, esses mecanismos entram em ação. Um deles é o ato de negar aquilo que está ocorrendo.
Muitas coisas deixam de fazer sentido e outras áreas, dentro de nosso próprio ser, começam a ser percebidas.
Traição, mentira, indiferença, falta de reconhecimento.
São tristes exemplos de situações que podemos encontrar em nosso caminho e que podem, algumas vezes, machucar a nossa alma.
Digo a vocês que tenho vivido algo do gênero. Meu coração estava dilacerado, inconsolável.
Mas quando parei por um momento de pensar em mim mesma e na minha dor, e olhei para o meu espírito. E nesse momento pude ouvir voz dizendo: "Eu acredito que você pode passar por tudo isso, pois eu sei que você é forte. Eu cuidarei de você, apenas descanse em meus braços e creia, porque tenho algo para ti muito maior do que seus olhos podem ver".
Foi como música para os ouvidos do meu coração. Porém, em diversos momentos, me esqueci dessas doces palavras de amor e deixe-me levar pelo mar de ódio. Me afoguei nas bravas águas da angústia. Meus pulmões já estavam inundados de rancor e em minha cabeça só passava uma só coisa: vingança.
Esses turbilhões de amarguras tomou conta de mim por um simples deslize emocional, por um simples "deixa-se levar" por um sentimento humano.
Quando percebi que pensar em vingança e se afundar ainda mais nessa dor só tem me deixado pior e mais amarga finalmente consegui entender aquelas palavras ecoadas em meu espírito.
Entendi que as vezes temos que passa por situações dolorosas para perceber como Deus cuida de nós, se permitirmos, é claro. Resolvi parar de lutar contra essa dor com minhas próprias forças, pois elas se acabam...
Não vou mais "me deixar levar" por uma dor qualquer, afinal, se o Espírito que habita em mim e que é maior do que o que está no mundo me diz que sou forte, então creio que posso encontrar essa força. Não em mim, pois sei que não a tenho, mas naquele que levou sobre si todas as nossas dores: Jesus cristo. 

"E Deus limpará de seus olhos toda a lagrima" Apocalipse 21:4a

30 julho 2012

Um novo coração

Boa noite, companheiros!


Acho que vocês notaram algumas mudanças por aqui, não é? rs
E a mudança não é só no blog, mas é na dona dele também.
Fim de semana retrasada, fui ao congresso Joel 2 da minha igreja, INSEJEC. E lá que percebi que, como diria Salomão, por muito tempo eu estava correndo atrás do vento. Explorando um sentimento que estava me sufocando a cada minuto. Lá eu percebi que os meus sentimentos não são o centro do universo, que há muito mais beleza na vida, e principalmente, quando Deus está nela.
Deus me aceitou novamente e cuidou de mim. Ele não olhou para o egoismo que eu estava vivendo, ele apenas me amou
As vezes, perdemos tanto tempo olhando para o nosso próprio umbigo que não vemos que estamos andando em círculos, sem ir a lugar algum. Mas Deus me tirou desse "mundinho" ilusório e me trouxe vida. Uma vida de paz, uma vida com objetivos e não apenas uma vida sem rumo, dirigida por emoções momentâneas. Deus me deu um novo coração!


"E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados" 1 João 4:10

18 julho 2012

Persistir é o objetivo


Olá sr. Frio!

Que saudade desse cantinho aqui! Me perdoem por minha triste ausência em meu próprio mundo... Tantas coisas aconteceram, tantas tritezas, tantas angústias, tantas alegrias, tantas preocupações.
Sabe aquele momento da vida em que as coisas passam tão rapido e tã intensamente que você, subitamente, para tudo e começa a olhar de maneira geral? Pois é. É isso que eu estou fazendo e, compartilhando para vocês.
Primeiramente, meu coração está um caos. Uma verdadeira bagunça (Lembrando do post anterior sobre o quarto bagunçado). Pelo menos eu já decide o que sai e o que fica no meu coração, agora basta apenas aprender a conviver com a falta de algumas coisas que tive que abrir mão. Não está sendo fácil, confesso. Mas uma decisão eu tive que tomar, e não quero me arrepender dela.
Não estou muito contente com o meu trabalho, mas não posso simplesmente sair. E isso tem tirado o meu sono...
Reprovei no exame prático pra tirar a CNH pela segunda vez! (Detalhe: Hoje foi o meu segundo exame).
Tantas coisas acontecendo... Eu queria ir para a rodoviária, comprar uma passagem para um lugar que eu nunca fui, bem distante e ir embora por um tempo...
Mas tenho que parar de "dar o meu jeito" e deixar Deus trabalhar um pouquinho. Acho que tenho que abaixar minhas armas e me esconder no escudo de Deus.
Bom, mas sinto dentro de mim uma força, uma motivação. Algo que diz que, independente do que os outros digam, eu sou capaz de enfrentar. E essa força, que vem de Deus, é o que me impulsiona na roda da vida.

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." José de Alencar

22 junho 2012

Quarto bagunçado



Olá leitores

Já faz um tempo que não dou as caras por aqui, não é?

Faz tanto tempo que eu não faço muitas coisas, na verdade...
Essas ultimas semanas foram bem cruciais. Semana de prova, tentando tomar uma definição no meu relacionamento, lidando com um sentimento novo e muito louco por sinal, dificuldades no trabalho.
Não estava muito animada para escrever, mas resolvi não me dar ouvidos desta vez.
Meu coração parece um quarto bagunçado. Eu vivi no meio desta bagunça por muito tempo, mas como sempre estivi ali, aquilo não me encomodava. Até que um dia precisei ir viajar de repente. Conheci coisas novas, olhei as coisas com um olhar diferente.
Mas tive que voltar para o meu quarto. Mas, depois dessa viagem, vi que aquela bagunça passou a me encomodar, a me tirar o sossego. Até que percebi que chegou a hora de arregaçar as mangas e arrumar este quarto. 
Não posso ter medo do que vou encontrar no meio da bagunça. Esse é o momento de jogar fora as coisas velhas, organizar aquilo que sobrou e colocar coisas novas.
Essa "limpeza" não é uma tarefa fácil, mas é necessário. 
Entretanto, o que me faz ficar orgulhosa de mim mesma é não aceitar mais a vida como está e procurar fazer de cada dia uma nova página do livro da vida!

"Sem renovação não há transformação. Sem transformação não há evolução. Sem evolução não haverá nada." - Adriano Hungaro

12 junho 2012

Loucura




Bom dia, louca feira!
Inicialmente quero deixar um feliz aniversário para minha amiga Jéssica, que me alcançou nos 2.0 rs. E também um abraço aos namorados que estão embalados pelo clima apaixonante do dia dos namorados, que na verdade, nada mais é que um dia comercial onde as pessoas expressam um carinho que deveria ser expressado todos os dias... Lá vai eu, estragando a felicidade alheia! rsrs
Ontem, conversando com o meu amigo Rafael sobre meus turbilhões de sentimentos, cheguei a uma conclusão que seria bem oportuna neste dia romântico: um sentimento tão belo que ao se intensificar pode ser confundido com a loucura.
Quando uma pessoa é cega, os outros sentidos acabam se aguçando, para compensar a falta da visão. As coisas do coração também funcionam assim: no momento em que o sentimento percebe que não pode satisfazer seu desejo, ele transforma os outros meios, para compensar a não concretização do desejo.
Freud fala dos mecanismos de defesa, e um dele é o recalque. Quando há lembranças ou sentimentos nas quais não suportamos viver ou que não temos condições de viver, reprimimos essa lembrança ou sentimento. 
Mas o que acontece com a paixão reprimida? Podemos relacionar com o conceito de recalque, de Freud. No recalque, o conteúdo que foi recalcado sai de alguma maneira diferente, mas ele sai. A paixão reprimida, aquela que não pode acontecer por algum motivo, é guardada na gaveta. Mas esse sentimento não é simplesmente descartado, mas sim direcionado a outra coisa que pode ser a arte, a música.
Mas quando esse sentimento vem a tona como ele se mostra, depois de um logo tempo de repressão, traz uma espécie de loucura agradável e controlada. E é ai que mora o perigo rs.
Essa loucura controlada, nos tira desse mundo e nos transporta para um universo perfeito onde a sede se sacia com um beijo e o frio com um abraço. Um lugar onde as estrelas cantam e a lua dança no céu... Um mundo distante da realidade fria. E viver longe do mundo, traz sofrimento e enfrentar esse sentimento na vida real também!
O loucos de amor estão condenados ao sofrimento!
Mas, por um lado, podemos sorrir. Afinal, por traz do sofrimento, conseguimos enxergar a intensidade da vida!


"Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval." - Vinicius de Morais

06 junho 2012

Surpresas da vida


Bom dia, sra. chuva!

Ontem eu ganhei minha primeira festinha suspresa! Foi realmente uma surpresa para mim rsrs. Foi uma coisa tão simples e espontânea que era impossível ser mais especial! O pessoal da facul é demais! rs
Estou aprendendo cada dia a amar as coisas simples da vida. Eu assumo que já dei muito valor para coisas futeis, e sei que muitas pessoas também dão valor mas não assumem.
Hoje eu realmente curto o inusitado, a simplicidade. Existem momentos que são unicos e não podem ser planejados, pois assim esses momentos perdem o brilho e deixam de ser especiais.
Meus olhos estão abertos para ver o mundo a minha volta. Meus ouvidos estão prontos para escutar as mais diferentes canções. Minhas mãos estão preparadas para agir de maneira inusitada, quando houver oportunidade. Minhas narinas estão atentas aos novos aromas que estão por vir.
Que as surpresas dessa vida, me torne uma nova mulher a cada dia.

"A vida está cheia de surpresas e de momentos inesquecíveis, por isso quando conseguir alcançar seus sonhos, não esqueça de olhar a seu redor para dizer obrigada a todos aqueles que de alguma maneira te deram a mão para que pudesse chegar onde você está." - Maite Perroni

04 junho 2012

Novos anos de vida



Bom dia!
Hoje é um dia especial pra mim, pode crer que sim! rsrsrs
Hoje completo 20 anos! Parece que foi ontem que eu estava indo na minha primeira baladinha aos 14 anos!
O tempo passa e a gente nem percebe (Frase popular).
Mas o que eu posso dizer nesse dia tão fabuloso? Eu adoro aniversários, principalmente quando for o meu. Gosto da sensação de renovação, do início de um novo ciclo. Cada aniversário, um momento novo.
Não procuro pensar que estou envelhecendo, pois esse pensamento é superficial e irracional. É lamentar algo irreversível, o tempo.
Quero passar esse dia sorrindo, mesmo que tudo ao meu redor tente me aborrecer. Afinal, eu tenho um grande motivo para sorrir, eu estou aqui, estou evoluindo, crescendo. Crescendo espiritualmente, mentalmente, emocionalmente (Eu chego lá rs), crescendo em meus objetivos e o melhor de tudo: Sonhando e buscando realizar esses sonhos.
Agradeço a Deus pela minha família, que foi o melhor presente que alguém poderia ganhar. Agradeço por ter um emprego, por mais que não seja dos mais agradáveis, é um emprego bom. Agradeço pela oportunidade de estar me graduando em algo que simplesmente amo, a Psicologia. Agradeço por meus amigos, que estão sendo força pra mim nesse momento. E finalmente, agradeço a Deus por Ele ser tão bondoso e misericordioso e me dar essa vida fantástica, na qual, a cada dia que passa vou descobrindo um pedaço novo de mim.


"Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência." - Augusto Cury

02 junho 2012

Amigos!

Boa Noite!
Primeiramente eu quero agradecer aos meus amigos que estão me apoiando nesse momento difícil que estou passando... Obrigada, meus queridos! Essa postagem dedico a vocês!
O conceito de amizade na minha vida foi modificado diversas vezes! Eu achava que amigos eram superficiais e que poderia viver bem sem eles (Acreditem, eu já tive esse pensamento). Até me deparar com a solidão em um determinado momento da vida. 
Os amigos são pedacinhos de alegria espalhados pela Terra, e quando os encontramos, essa alegria contagia! Eles nos ajudam a enxergar além do que os nossos olhos podem ver. Muitas vezes agimos como cegos e também acabamos por desprezar esses graciosos guias. Até bater com a cabeça na parede, é claro.
Mas hoje entendi, que a amizade é o vínculo mais precioso que o ser humano pode construir.
Obrigada cruel angústia, por me ensinar uma das mais belas lições da vida: A entender a verdadeira essência da amizade. 


"A amizade é um amor que nunca morre." - Mario Quintana


01 junho 2012

Liberdade

Ola, Bela Sexta-feira!
O que falar no dia mais esperado da semana? O que pensar num dia como esse? Só dá pra pensar em liberdade! Uma palavra frequentemente usada sem levar em conta sua magnitude. Como podemos definir liberdade? O poder de agir livremente aquele que estava cativo? Acredito que a liberdade é muito subjetiva. Não acho que ela seja um termo universal, afinal, cada um de nós carregamos um mundo dentro de nós. Muitos pensam em liberdade quando veem pessoas saindo de prisões. Mas podemos pensar em liberdade quando vemos alguém que foi curado de uma doença ou alguém que está reconstruindo a sua vida após problemas familiares ou financeiros. Não julgo quem diga que sentiu a liberdade quando terminou um namoro, por exemplo. Pois, o "sentir-se livre" vai além de definições pré-concebidas, não é explicado, simplesmente acontece, como o amor. A liberdade apenas acontece e quando tomamos conta disso, somos imersos numa paz e olhamos para frente com um olhar desbravador.

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." - Mahatma Gandhi.

Louco Amor!

Boa noite, caros amigos invisíveis!
O que fazer quando as palavras já não são o suficiente para manifestar um sentimento tão complexo e intenso? O que fazer quando tudo indica que não, mas seu coração (inconsequente, é claro) diz "Vá ser feliz, vá em frente!"? Apenas estar na presença deste ser amado já traz a sensação de satisfação, de realização e que você sente que nada deve interromper esse momento sublime de admiração... Será que sou mais uma doente de amor, mais uma louca apaixonada? Sera que dei liberdade demais para meu coração cantarolar sua canção envolvente? É tão apavorante imaginar o mundo sem o amor, mas também é peculiar imaginar um mundo imerso totalmente nesse sentimento louco onde as cores são mais acentuadas e o céu está sempre azul. Esse sentimento, que conheço bem, é deliciosamente traiçoeiro. Satisfaz a alma, mas que num piscar de olhos, pode tortura-la por tempo indeterminado... Amor, amor, amor... Seduz meu coração e o leva a lugares que jamais imaginaria...

"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura." - Friedrich Nietzsche 

28 maio 2012

Passado...

Quando o passado começa a ser revivido em nossas mentes constantemente e as lembranças começam a trazer mais euforia e animação do que aquilo que estamos realmente vivenciando, é sinal que há algo no passado que falta no presente?
São nesses momentos que a gente se encontra em uma posição onde o passado era fantástico, o futuro é uma incógnita e o presente... é uma turbulência!
Quando minhas lembranças tentaram me engolir, parei e revi a minha vida.
Será que eu estou procurando um refúgio no passado de algo que não consigo superar atualmente? Quando olho para o passado, parece que o meu presente é tão entediante... O que tenho feito para me sentir assim?
Acho que preciso entender que o tempo passa, que a gente cresce e que sempre vai existir um passado, seja ele bom ou ruim. E que se voltarmos a agir e fazer as coisas do passado, o que iremos rir e lembrar?
Então o negócio é viver intensamente o presente, mas como ele realmente é e não como uma sombra do passado. E assim, novos passados vão surgindo...


A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante
Soren Kierkegaard

Esperança

Bom dia, Segunda-Feira!
Bom, hoje o dia está indeciso, na verdade, todos os dias estão indecisos ultimamente rs. Temos que sair de casa preparados para uma tempestade e estar prontos para enfrentar um Saara de repente.
Mas, para quem acha que está a beira de um precipício e o vento não está a seu favor, sorria! Pois pense que você poderia já estar lá embaixo, ainda há esperança! Essa esperança, que muitas vezes parece invisível, existe dentro de nós e é o que nos impulsiona a lutar e viver.
Nada melhor do que a sensação de vitória, de que fomos capazes de enfrentar o duvidoso, o improvável.
Por mais difícil que a coisa esteja, não devemos olhar e pensa "poxa, agora não tem mais jeito". Mas também não devemos olhar para os que estão numa pior do que a gente, pois assim nossa posição é cômoda, isso nos faz estacionar. Devemos olhar para nós mesmos, para dentro de nós, e encontrar o que nos motiva: um amor, um sonho, um objetivo. E vamos lutar contra esse vento que quer nos jogar para o fundo do poço!


"Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez. "  William Shakespeare

27 maio 2012

Timidez


No brilho dos olhos teus
Pude ver o sol de pôr
Como são lindos, ai meu Deus
Estou morrendo de amor!
Seu sorriso, debochado e misterioso
Traduz os segredos do teu coração
Logo ao vê-lo me enche de gozo
Para minha vida, traz mais emoção.
Rude e inconsequente
Muitas vezes me machuca
Seu jeito as vezes me surpreende
Sou inocente, sou maluca!
Ora doce, ora amargo
Já não consigo te entender
Te amar é um pesado fardo
É impossível não te querer
Essas suas mãos firmes e fortes
e ao mesmo tempo suaves e tranquilas
Seu toque me leva a morte
me escraviza, me alucina
Perto de ti eu perco o chão
E as vezes me pego falando estupidez
No peito arde essa atração
Impedida pela timidez